O Banco de Sangue de Sertãozinho (BSS) está precisando com urgência de doadores de todos os tipos sanguíneos: A, B, AB e O, positivos ou negativos.
A principal causa da necessidade de manter os estoques em níveis de segurança é pelo fato do aumento em casos de dengue hemorrágica; forma mais grave da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o segundo país da América Latina com o maior número de casos de dengue hemorrágica, e os pacientes internados com essa condição podem precisar de até 12 unidades de plaquetas por transfusão.
É importante lembrar que cada bolsa de plaquetas representa 1 doador, necessitando então, de 12 doações para salvar uma pessoa com dengue hemorrágica; por isso o aumento da necessidade de doadores.
Seja um doador – Para doar, é preciso estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 kg, estar alimentado e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores só podem doar na presença dos pais ou de um responsável legal. De acordo com a legislação, quem vai doar pela primeira vez deve ter no máximo 60 anos.
O Banco de Sangue de Sertãozinho está localizado à rua Epitácio Pessoa, 1.401 – Centro. Você pode fazer seu agendamento pelo site (www.bssdoesangue.com.br ) ou pelo WhatsApp: 16 98169-0001.